INICIAL Fernando Gasparetto CURSOS PALESTRAS AGENDA ARTIGOS V�DEOS LOCAIS TRABALHADOS CONTATO
 


Treinamento Já!

BRIC (Brasil, Rússia, India e China) é um termo que foi criado pelo economista Jim O¸Nill para referir-se aos quatro países que apresentarão maior taxa de crescimento econômico até 2050. BRIC é uma associação comercial de países com situações econômicas e índices de desenvolvimento parecidos. Essa união visa alavancar suas economias em escala global.

Porém, apenas em nosso país, há estimativas informais da iniciativa privada que apontam para um déficit de profissionais com algum tipo de especialização da ordem de 40 % a 50%. Segundo o economista Emilio Alfieri, o setor privado, ao invés de dispensar um candidato, deveria promover o que ele chama de Training on the Job, ou seja, conciliar treinamento com o trabalho do funcionário iniciante.

Já o gerente executivo do SENAI, Luiz Caruso, considera que o problema do Brasil é a baixa qualidade de educação básica. Ele cita uma estimativa do SENAI segundo o qual a indústria vai liderar um novo ciclo de crescimento econômico nos próximos 15 anos, devendo gerar uma grande demanda de mão-de-obra mais qualificada. No entanto, a mesma entidade também prevê que, em 2024, mais de 50 % do contigente de trabalhadores do setor industrial brasileiro tenha um perfil de baixa qualificação.

Para o ministro do trabalho Carlos Lupi, atualmente 5 milhões de trabalhadores deveriam passar por qualificação, sendo que a expectativa era de que apenas 1 milhão de trabalhadores passariam por algum curso de formação. “No Brasil temos a cultura do diploma universitário, mas deixamos de lado os cursos técnicos e de aperfeiçoamento, que são os mais necessários agora. Falta uma política para cursos de qualificação e aperfeiçoamento de curto e médio prazos&rdquo.

Segundo o ministro, o governo está elaborando um projeto de lei para combinar o recebimento do seguro-desemprego à participação do trabalhador em cursos de capacitação profissional. “O problema é que não temos estrutura pública nem privada para atender à formação de tantos trabalhadores&rdquo reconheceu.

Meu objetivo como professor é cumprir com a minha parte no atendimento a esta necessidade urgente de treinamento, aperfeiçoamento e capacitação profissional.

Você profissional em desenvolvimento, que busca aprimoramento e formação, acesse os links dos nossos Cursos e Treinamentos, escolha a opção de acordo com a sua expectativa e objetivos, e inscreva-se agora mesmo.

Não perca mais tempo! Torne-se o profissional que o Brasil necessita!

 

 
Copyright © 2011 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RodBG